Quantos dias se pode estar sem contrações antes do parto?
Não existe uma regra fixa, depende de cada mulher. Uma mãe que vai dar à luz pela primeira vez pode estar até dois dias com contrações antes de entrar em trabalho de parto. Vai tendo contrações, mas estas não são regulares nem de grande intensidade. O conselho: manter-se calma e descansar o máximo possível para chegar com forças ao parto.
O que são as contrações de Braxton Hicks?
As contrações de Braxton Hicks são contrações uterinas intermitentes e normalmente indolores que ocorrem durante a gravidez, algo como contrações falsas. Embora as contrações de Braxton Hicks ajudem a preparar o corpo para o parto ao contrair e relaxar os músculos do útero, por si só não provocam a dilatação do colo do útero. Isto apenas ocorre quando começam as verdadeiras contrações do parto.
Como são as verdadeiras contrações do parto?
As contrações do parto sentem-se de forma diferente consoante a mulher, embora existam algumas características comuns, como sensação de cólicas ou grande pressão. Geralmente, as mães descrevem a dor como algo que varia entre uma intensidade aguda e uma dor mais leve, desde uma sensação de aperto até palpitações e ardor. As contrações podem ser leves ou agudas (ou ambas, dependendo da fase do parto), como se estivessem a empurrar o útero ou como um murro no estômago.
Quanto tempo duram as contrações?
A duração e intensidade das contrações variam consoante a fase do trabalho de parto. No início, as contrações podem durar entre 60 e 90 segundos e ocorrem a cada 5-15 minutos. À medida que o parto avança, as contrações tornam-se mais intensas e dolorosas, bem como mais frequentes, por vezes ocorrendo a cada 2 minutos.
As contrações são regulares?
Não existe um padrão definido para a duração de cada contração nem para a quantidade de contrações que se experimentam. Algumas podem durar 15 segundos, enquanto outras duram um minuto. Poderá ter quatro em 10 minutos e depois apenas duas nos 10 minutos seguintes. Além disso, as contrações podem cessar durante algumas horas e recomeçar mais tarde. E podem repetir-se várias vezes.
Como sei que estou pronta para ter o bebé?
O que é certo é que as contrações continuarão até o bebé nascer. Na fase final, tornam-se mais fortes, mais prolongadas e mais frequentes, até ocorrerem três a quatro contrações fortes em 10 minutos, com uma duração entre 40 e 60 segundos. Será então que estará pronta para ter o bebé.
Como posso tornar as contrações menos dolorosas?
Como já referimos, a dor é algo intrínseco às contrações do parto, mas existem várias formas de se preparar e atenuá-la. Naturalmente, o exercício físico regular antes do parto, sempre sob supervisão médica, irá fortalecer os músculos e preparar o corpo para o esforço do parto, além de aumentar a resistência.
Além disso, existem muitas estratégias de relaxamento e métodos simples para lidar com a dor sem recurso a medicamentos: respiração rítmica ou profunda, yoga, meditação, caminhadas, massagens no abdómen, costas, pernas ou pés, aplicação de frio ou calor nas zonas doloridas, utilização de bola de parto/exercício, aromaterapia…
Os fármacos são eficazes para aliviar as contrações?
Muitas mulheres optam por técnicas de relaxamento e respiração para evitar medicamentos, mas isto nem sempre resulta e, com o avanço do parto, pode ser necessário recorrer aos fármacos. Os analgésicos e outros medicamentos podem proporcionar grande alívio quando a dor se intensifica, permitindo-lhe concentrar-se em utilizar a sua energia para superar as contrações. Podem ser administrados diversos medicamentos, sempre sob supervisão médica.
Não tema também a epidural: trata-se de uma forma de anestesia local que bloqueia os nervos responsáveis pela transmissão da dor do canal de parto até ao cérebro, sem afetar a sua consciência nem a sua participação no nascimento.
Lembre-se de que não existe uma única forma “correta” de dar à luz. O mais importante é que se sinta segura, acompanhada e com liberdade para tomar decisões informadas, de forma a viver o parto da maneira mais positiva possível.