Que não lhe falte o cálcio!
Dieta
Sabia que este mineral não está presente apenas nos laticínios? Os brócolos ou o salmão são alguns produtos ricos em cálcio. E que, além de ser benéfico para os nossos ossos, o cálcio tem muitas outras propriedades? Vamos mostrar-lhe quais e onde encontrá-las.
O cálcio é geralmente associado à formação, fortalecimento e conservação dos ossos e dos dentes. Mas este mineral é imprescindível para um grande número de processos internos.
- Auxilia na coagulação do sangue
- Diminui o risco de osteoporose
- Garante o funcionamento do coração, dos nervos e dos músculos
- Alivia as cãibras nas pernas
- Melhora a síndrome pré-menstrual
Alguns estudos recentes encontraram, além destes, outros efeitos do consumo de alimentos ricos em cálcio. Juntamente com o potássio e o magnésio, o cálcio está indicado para as pessoas que sofrem de hipertensão arterial, já que ajuda a equilibrar os níveis de tensão.
Além disso, observou-se maior incidência do excesso de peso nas pessoas que ingerem menos cálcio. Por isso, atualmente, sugere-se a introdução de produtos lácteos magros na dieta de quem pretender controlar o seu peso corporal. A ingestão de cálcio também está relacionada com uma maior proteção contra o aparecimento de certos tipos de cancro, como os da mama ou do cólon.
Se por gosto pessoal ou por intolerância não toma laticínios, pode encontrar o cálcio de que necessita nos seguintes alimentos:
- Verduras: espinafres, couve crespa, cebola, alcachofra ou brócolos.
- Leguminosas: feijão branco, grão-de-bico cozido, lentilhas e soja.
- Peixe: anchovas, sardinhas, linguado, salmão, frutos do mar.
Recomenda-se entre duas e três doses diárias de laticínios. Na gravidez e a partir da menopausa deve-se aumentar para entre três e quatro doses.
E não se esqueça das vitaminas C e D para fixar o cálcio!