Tipos de manchas nas mãos
Antes de analisarmos os tratamentos disponíveis para clarear ou eliminar manchas, o primeiro passo a fazer é identificar o tipo de mancha, pois isso determina a abordagem adequada.
Se as manchas forem grandes, pouco escuras e surgirem em áreas como o lábio superior, bochechas ou testa, podem ser melasmas, que têm origem hormonal, embora a exposição solar contribua para o seu escurecimento e reaparecimento após o tratamento.
Por outro lado, manchas pequenas e escuras, que surgem nas mãos, na zona do peito ou nos ombros, são geralmente lentigos.
Dito isto, apresentamos de seguida os diferentes tipos de manchas nas mãos:
- Lentigos senis:
Conhecidas como “manchas da idade”, resultam de danos celulares acumulados ao longo dos anos. Fatores como a exposição solar e o stress oxidativo prejudicam as funções internas da pele, provocando o acumular de melanina em certas áreas. Estas manchas, que podem escurecer muito, surgem no rosto, peito, braços e outras zonas, dando um aspeto envelhecido à pele. Manchas mais antigas são mais difíceis de tratar. - Lentigos solares:
Estas manchas nas mãos resultam do fotoenvelhecimento causado pela acumulação da radiação solar ao longo da vida. Podem aparecer em idades jovens e, muitas vezes, são confundidas com sardas. Ao contrário das manchas hormonais, os lentigos solares não mudam de tamanho ou cor durante o ano e podem ser eliminados com a ajuda de um dermatologista. Contudo, o ideal é prevenir o seu surgimento com a utilização diária do protetor solar. - Manchas vermelhas nas mãos:
Embora os lentigos castanhos sejam os mais comuns, também podem surgir manchas vermelhas devido à dilatação vascular, como vasos sanguíneos evidentes ou pequenas veias em forma de aranha. - Manchas brancas nas mãos:
Geralmente causadas pelo desgaste dos melanócitos – as células que produzem melanina (substância que dá cor à pele). O diagnóstico médico é essencial, pois podem ser sinais de condições como psoríase, vitiligem ou mesmo infeções.
Porque aparecem as manchas castanhas nas mãos?
Como já mencionámos, as manchas castanhas podem resultar da exposição excessiva ao sol ou do envelhecimento natural. Em pessoas jovens, as manchas são frequentemente causadas pela falta de proteção contra agressões externas como o sol, a poluição ou a luz azul dos dispositivos digitais. Desta forma, como acontece sempre em todas as questões de beleza, a prevenção é o elemento-chave.
Como prevenir manchas nas mãos?
Para evitar os lentigos solares – manchas castanhas pequenas – é necessário proteger as mãos ao longo de todo o ano. Usar luvas no inverno e aplicar protetor solar sempre que as mãos sejam expostas à radiação são medidas indispensáveis.
Proteção solar nas mãos
O melhor protetor solar para as mãos deve ter textura seca, ser de rápida absorção, com fator 50+ e proteção de amplo espetro (contra raios UVB, UVA, infravermelhos e luz azul). Por ser mais conveniente e prático, o ideal é optar por um formato portátil, pois permiti-lhe a utilização em qualquer momento. Uma dica prática? Manter um protetor solar no porta-luvas do carro, já que as mãos recebem muita radiação durante a condução sem que nos demos conta.
Tratamento facial para as mãos
Os especialistas recomendam terminar a rotina dos cuidados com o rosto aplicando os restos de tónico, sérum ou creme nas mãos. Assim, as mãos também beneficiam de ativos antienvelhecimento, retardando o surgimento de manchas.
Como eliminar manchas nas mãos?
Ao contrário do melasma, que pode ser tratado com cosméticos e proteção total da pele, as manchas nas mãos (lentigos senis ou solares) não desaparecem com cremes despigmentantes. Para as remover, são necessários procedimentos como:
- Aplicação de frio (crioterapia)
- Aplicação de calor (eletrocoagulação)
- Tratamentos com laser ou químicos (como ácido tricloroacético em peelings) – sempre realizados por dermatologistas.
Opções com laser:
- IPL ou luz pulsada, ideal para peles jovens (menos de 30 anos).
- Laser Fraxel, recomendado a partir dos 35 anos.
- Laser Q-Switched, para manchas pontuais.
- Laser CO2, adequado para peles jovens muito fotoenvelhecidas ou pessoas com mais de 60 anos.
Tratamentos naturais para manchas nas mãos
Apesar das receitas caseiras com ingredientes como limão ou bicarbonato serem populares, a melhor recomendação é sempre a prevenção. Usar luvas para lavar louça, luvas para o frio e cremes com protetor solar são os aliados essenciais para manter as mãos bonitas e jovens por mais tempo.