Na menopausa, não se trata só de lidar com os sintomas físicos, que não são pequenos, mas de ocupar-se também do estado de espírito, dos nervos e da saúde emocional. São coisas que dificultam o nosso dia a dia e que minam a autoestima e a estabilidade. E, na verdade, a acupuntura pode fazer muito (avalizado pela ciência) para tratar os sintomas da menopausa.
A acupuntura como opção alternativa à terapia hormonal
Há pessoas que não podem ou simplesmente não querem receber tratamentos de terapia hormonal para aliviar os sintomas da menopausa. Para elas, a medicina alternativa é uma opção mais que viável. Concretamente, a acupuntura pode aliviar aqueles sintomas que minam a nossa qualidade de vida. Para muitas mulheres, é uma luz que vale a pena explorar.
Um estudo publicado em 2019 descobriu que cinco semanas de acupuntura foram suficientes para reduzir os afrontamentos, os suores noturnos, as alterações de humor e as interrupções do sono nas mulheres afetadas pelos sintomas da menopausa. Os investigadores concluíram que a acupuntura é “um procedimento seguro, rentável e simples, com muito poucos efeitos secundários”.
À sexta semana de tratamento, as mulheres que se submeteram à acupuntura registaram melhorias em todos os sintomas em comparação ao grupo de mulheres que não fez acupuntura. 80% das mulheres descreveram que sentiam que as sessões as tinham ajudado a melhorar os seus sintomas e a ter uma melhor qualidade de vida.
Afrontamentos e suores noturnos
A medicina tradicional chinesa tem as suas raízes na teoria do yin e do yang, a ideia de que todas as coisas são compostas por duas forças opostas. Quando essas forças estão em equilíbrio, o corpo está saudável. A acupuntura pode ajudar a tratar o desequilíbrio hormonal, fazendo com que o calor do seu corpo que tanto a desespera não aumente.
Dor lombar
O uso de agulhas de acupuntura nos pontos de pressão do corpo pode estimular o sistema nervoso central e fazer com que liberte substâncias químicas que aliviam a dor, como as endorfinas. Isto pode ajudar a mitigar as dores associadas à menopausa.
Alterações de humor e ansiedade
Confesse: durante a menopausa rebenta (ou rebentava) à primeira oportunidade. Porque uma das coisas que nota são as alterações de humor. Sente-se irritada e o seu cérebro funciona mais devagar do que gostaria. Acumula mais e mais frustração. Sim, tudo é culpa desse maldito desequilíbrio hormonal. A acupuntura dá uma ajuda a resolver esta situação, porque pode alterar os neurotransmissores no cérebro para aliviar condições como a ansiedade e o nervosismo, melhorando o estado de espírito geral. Vai ficar mais relaxada física e mentalmente. Ao sair de uma sessão, muitas mulheres sentem que estão a flutuar.
Fadiga
A acupuntura pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo e a diminuir a pressão arterial do corpo, o que, consequentemente, pode reduzir o stress provocado pela fadiga em músculos como os do coração. Um estudo publicado em 2017 salientou que a acupuntura é eficaz para reduzir a fadiga relacionada com o cancro e outro estudo do mesmo ano referiu que oferece resultados para tratar a síndrome da fadiga crónica.
Secura vaginal
Os desequilíbrios hormonais sentidos durante a menopausa podem reduzir a produção natural dos fluídos da vagina, o que provoca secura e dor durante as relações sexuais. As agulhas espetadas nos pontos de acupuntura, por vezes, ajudam a estimular a libertação de neuroquímicos que podem neutralizar os desequilíbrios e contribuir para a recuperação de uma vida sexual que poderia estar muito condicionada pela secura vaginal.